Estamos avançando a passos largos na temporada da NBA, a liga mais agitada do mundo.
Gregg Popovich sem previsão de retorno
Depois de ser afastado da função de técnico dos Spurs por uma emergência médica, a franquia finalmente liberou atualização sobre o estado de saúde do lendário técnico. Pop sofreu um AVC classificado como leve e está em processo de recuperação. Brian Wright, GM da equipe, disse também que o técnico está bem, mas naturalmente não existe uma data para retorno às atividades.
Em homenagem ao técnico
Na quarta-feira (13), Wemby conseguiu sua primeira partida de 50 pontos na NBA. Aos 20 anos e 314 dias de idade, o francês se tornou o 3º mais jovem da história a atingir a marca. A lista conta com Brandon Jennings, LeBron James e Devin Booker à frente dele. Na ocasião, os Spurs venceram os Wizards por 139×130.
Aliás, a quarta bombou
A performance de Wemby na última quarta foi somente uma de várias que saltaram aos olhos. A rodada do meio de semana é geralmente bem cheia e isso proporciona chances maiores de performances incríveis, mas no último dia 13 isso foi longe demais. Dentre os novatos, Jared McCain e Dalton Knetch foram destaques, marcando 34 e 19 pontos respectivamente. Os homens de garrafão fizeram a farra. Além de Wemby com 50, KAT marcou 46 pontos contra o Bulls e Giannis deixou 59 pontos, 14 rebotes e 7 assistências contra o Detroit. Ainda com uma tábua de estatísticas cheia, tivemos Cade Cunningham anotando 35 pontos, 11 assistências e 7 rebotes.
O vovô ainda não foi deixado para trás
Na mesma quarta-feira, LeBron James disse que não seria ele que faria feio. Enfrentando o Memphis em casa, o vovô-garoto anotou 35 pontos, 14 assistências e 12 rebotes. Foi o 3º triple double consecutivo do King, que se tornou o jogador mais velho da história a conseguir tal feito.
Achando pouco…
Na sexta, LeBron prolongou a sequência e anotou o 4º triple double consecutivo na vitória dos Lakers contra o San Antonio Spurs, no Texas, no sábado (16). A partida foi válida pela Copa NBA e a performance de LeBron ajudou o time a manter a etiqueta de invicto em jogos válidos pela competição, que começou no ano passado e sagrou a equipe angelina como campeã.
Multas e mais multas
No espírito da caixinha de Natal, a NBA multou LaMelo Ball e Doc Rivers nesta última semana. O atleta do Charlotte foi taxado em 100 mil dólares por “comentários ofensivos e depreciativos”, depois do jogo de sábado contra os Bucks. No mesmo dia, Doc Rivers soltou o verbo contra a arbitragem por ter dado uma falta inexistente no mesmo Lamelo num momento decisivo do jogo. O suposto treinador vai ter que pagar 25 mil dólares pra liga.
109 pontos em dois jogos
Outro destaque da semana foi o armador do Sacramento Kings, De’Aaron Fox, que marcou 109 pontos em duas partidas de back-to-back. 60 pontos (e 7 assistências) na primeira, 49 (e 9 assistências) na segunda. As vítimas foram Minnesota (não tão vítima, porque venceu o jogo) e Utah. O comandante de Fox ficou feliz da vida. O técnico Mike Brown disse que “Não tem uma pessoa nessa liga que possa o impedir de estar nos lugares que ele quiser.” O Sacramento, hoje, é o 7º no Oeste com uma campanha 8-6.
Invicto (parte 3)
Uau! O nosso Cleveland Cavaliers chegou à 15ª seguida na noite de domingo, contra o Charlotte Hornets. Mesmo sem Donovan Mitchell, o time conseguiu dar conta do recado. Os Cavs já haviam jogado sem Evan Mobley durante a semana e também conseguiram continuar na saga de vitórias. A equipe de Ohio foi apenas a 5ª da história da NBA a começar com 15 vitórias seguidas. O desafio para manter a seqûencia, contudo, será pesado: na terça-feira (19), o time enfrenta o Boston Celtics no TD Garden. Caso sobreviva, a sequência traz 2 jogos em casa na sexta e no domingo, contra Pelicans e Raptors, respectivamente.
Só perde quem joga
Um dos últimos invictos da liga perdeu o posto na semana que passou. Joel Embiid finalmente estreou no último dia 12, mas não teve chance contra o New York Knicks. Os Sixers jogaram novamente no dia 14, mas Joel já foi poupado, apesar de ter dito que estava repensando se iria jogar back-to-back. Na sexta, Embiid fez seu segundo jogo na temporada, mas o calendário foi maldoso e o fez enfrentar o bom Orlando Magic. Para voltar às vitórias, os Sixers enfrentam o Miami nessa segunda-feira (18), mas o pivô franco-camaronês-estadunidense é dúvida para a partida.
Olho no Magic
Mesmo sem Paolo Banchero, o time da Flórida está performando bem. Aproveitando os jogos em casa em sequência, o Magic venceu todas as partidas da semana e avançou para um recorde de 8-6 na temporada. Franz Wagner assumiu a responsabilidade de estrela e teve médias de 30,7 pontos, 7,3 rebotes e 5,7 assistências nas 3 vitórias.
O 48 Minutos é um projeto independente de informação sobre Basquete. Conheça mais e considere nos apoiar se você gosta de nosso trabalho.
Deixe um comentário