Temporada 24-25, Semana 5: Tem novela ganhando capítulos extra

Acabou!

Depois de 15 vitórias seguidas para começar a temporada, o sonho do Cleveland Cavaliers de prolongar a sequência acabou na terça-feira (19), ao enfrentar o campeão Boston Celtics. O time da casa não perdoou e acertou absolutamente tudo da longa distância, não dando muita chance pros Cavs. Até que o time de Ohio conseguiu diminuir a diferença no fim do jogo e o placar final ficou em 120×117 para o atual campeão.

Novo favorito ao ROY?

A semana do Los Angeles Lakers foi dura, com duas derrotas contra Orlando Magic e Denver Nuggets. Mas, na única vitória do time comandado por JJ Redick, contra o Utah Jazz, o time angelino teve a grata atuação de Dalton Knecht, que deu um salto na escalada para Novato do Ano. Foram 37 pontos e 5 rebotes contra o time de Salt Lake City também na noite de terça-feira (19)

Invicto

Com a queda da invencibilidade dos Cavs, o único invicto que ainda resta na NBA é o pivô Joel Embiid. Na semana 5, ele jogou 2 dos 4 jogos dos Sixers e perdeu para Miami (18) e Memphis (19). Dessa forma, a superestrela melhorou sua campanha na temporada para 0-4.

Semana pesada

A seca de vitórias do time da Filadélfia foi resolvida na sexta-feira (22), quando o time recebeu o Brooklyn Nets e conseguiu o resultado positivo. Contudo, desde segunda-feira os Sixers dominavam as notícias, com vazamentos aqui e acolá que Tyrese Maxey estaria P da vida com Joel Embiid e sua liderança errática. Depois, Embiid teria dito que quem vazou essas informações era uma pedaço de m… Assim que saiu essa notícia, as casas de apostas em Vegas o colocaram como franco-favorito para ter sido o X9 que deixou a conversa vazar. Clima complicado na franquia que tem um recorde de 3 vitórias e 13 derrotas no Leste.

Mas não há mal que sempre dure…

Tudo na vida tem um lado bom, certo? No meio desse caos nos Sixers, com Embiid mal pisando em quadra, se envolvendo em polêmicas e Paul George gravando podcasts enquanto se recupera da 20ª lesão desde que chegou por lá, ainda há um lado bom. O novato Jared McCain teve uma semana impecável, com 22 pontos de média nas 4 partidas da equipe.

… ou será que há?

O Memphis Grizzlies pode discordar da afirmação anterior. O time parece não parar de sofrer com lesões em cima de lesões. O recém-retornado Vince Williams Jr. conseguiu durar 3 partidas e já torceu o tornozelo. Williams deve perder 4 semanas para se recuperar e se junta aos colegas Ja Morant (que está para voltar), Zach Edey e GG Jackson na lista de desfalques da franquia do Tennessee.

Uns vão, outros voltam

Na quinta-feira (21), o Toronto Raptors viu o retorno de seu franchise player, Scottie Barnes. Barnes estava fora desde o dia 28 de outubro, quando teve uma lesão na face após sofrer uma cotovelada de Nikola Jokic. Foram 27 minutos em quadra garantindo 17 pontos para o time canadense.

O potencial MVP também voltou

Depois de uma ausência de 3 partidas, quando esteve ao lado de sua família para acompanhar o nascimento de mais um filho, Nikola Jokic retornou às quadras na última sexta-feira (22). E o homem não perdeu o ritmo. Nas duas partidas que fez desde o retorno, encheu a tábua de estatísticas contra Dallas (33 pontos, 17 rebotes, 10 assistências e uma derrota) e Lakers (34 pontos, 13 rebotes, 8 assistências e uma vitória).

A tradicional visita

Na quinta-feira (21), o Boston Celtics realizou a tradicional visita à Casa Branca. Da equipe campeã, quem não compareceu foi Svi Mykhailiuk. Oshae Brissett foi presença confirmada e fez todo mundo lembrar que o rapaz negou uma Player Option para continuar na equipe. Derrick White disse que foi legal ver o ex-companheiro por lá, provando que o ala, mesmo com pouco tempo de quadra, criou vínculos com os companheiros. Brissett poderia ter garantido 2,58 milhões de dólares para seguir no atual campeão, mas achou que sua performance de 3,7 pontos e 2,9 rebotes seria o suficiente para garantir algo mais. O atleta segue sem um time até hoje. 

A tradicional ausência

Quem segue fora, e sem perspectiva de retorno, é Zion Williamson. Nesta semana, para piorar a situação do ex-futuro franchise player, circulou em diversas redes sociais uma imagem dele sem camisa e, digamos, num peso que não costuma se ver um jogador profissional de qualquer coisa que não seja futebol americano ou beisebol. 

Zion tem sofrido com lesões durante toda sua carreira e, hoje, existem até rumores se os Pelicans vão continuar confiando no ainda jovem atleta para ser um dos bastiões da franquia. O atleta está fora há duas semanas e tenta se recuperar de uma lesão no adutor para voltar às quadras. A previsão inicial de um retorno era de 4 a 6 semanas, mas a franquia já trabalha com a possibilidade de prazos maiores.

Ao voltar, precisamos ver qual será sua contribuição em quadra. Williamson, nesta temporada, tem médias de 22,7 pontos, 8 rebotes e 5,3 assistências. Chutando 45,2% de quadra e 33,3% de 3, eficiência também tem sido um problema para ele.

Novo formato de Playoffs

Com a iminente expansão da NBA para 32 times, foi ventilado nessa semana que a liga também pode decidir por uma mudança nos playoffs. Adam Silver pode tentar convencer a liga que é melhor ranquear os 16 times e mandar tudo para os playoffs.

A grande questão é que ele precisa convencer 23 equipes para fazer essa mudança. Sendo um time do Oeste, você aceitaria competir com os times do Leste fazendo muito menos esforço para igualar a campanha? Parece improvável.


O 48 Minutos é um projeto independente de informação sobre Basquete. Conheça mais e considere nos apoiar se você gosta de nosso trabalho.

POSTS RECENTES
COMPARTILHAR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *