Temporada 24-25, Semana 9: O primeiro campeão da temporada!

É campeão!

Finalmente saiu o primeiro campeão da temporada! E, quem diria, foi o nosso querido Milwaukee Bucks. O título da Copa (ou In-season Tournament) garantiu a Doc Rivers o incrível feito de ser o único técnico da história com título regular e título da Copa.

Na final…

O Oklahoma City Thunder não conseguiu superar a defesa do Milwaukee. Antes da partida, o time do Thunder havia ficado abaixo dos 100 pontos num jogo somente uma vez na temporada. Na final, Shai e cia. não passaram dos 81 pontos, contra 97 dos Bucks.

Antes do advento da maluquice das bolas de 3, ouvia-se muito falar que você “vivia ou morria pelas bolas de 3” e foi o que aconteceu em Vegas. OKC acertou 5 das 32 tentadas. Isso, você não leu errado: foram 15 pontos anotados de 96 possíveis, num miserável aproveitamento de 15%.

Lillard = Thunder

Pelo time de Doc Rivers, Damian Lillard não tomou conhecimento da poderosa defesa do adversário. Terminou com 23 pontos, sendo 5 bolas de 3 convertidas em 10 tentativas. Obviamente Giannis não deixou barato e anotou 26 pontos, 19 rebotes e 10 assistências, que garantiu médias de 30,5 pontos, 10,2 rebotes e 7,7 assistências por jogo durante o torneio. O grego, naturalmente, foi o MVP da competição.

Darvin Ham se esbaldando

A comissão técnica dos Bucks lavou a burra com o título. Além de Doc Rivers se tornar o primeiro da história com os dois títulos, o assistente técnico Darvin Ham manteve sua invencibilidade no torneio. Campeão com os Lakers no ano passado, Ham foi chutado de Los Angeles e acabou sendo destaque na mídia por sua incrível capacidade de ser um assistente técnico. 

Uma pulga atrás da orelha?

Se Giannis e Lillard se destacaram ao carregar o time, o mesmo não dá pra dizer de Shai. 21 pontos em 24 minutos foram longe do suficiente para o Oklahoma City. Lembrando das performances abaixo do esperado nos playoffs passados, os torcedores da franquia já começam a se perguntar como será que o canadense vai se comportar na pós-temporada desse ano.

Duas pulgas atrás da orelha?

Saindo da Copa pra outra competição: a do time com departamento médico mais lotado. Nessa, o Orlando Magic é forte candidato ao título. Nessa semana, o time perdeu Mo Wagner pelo restante da temporada. O pivô rompeu o famoso ligamento cruzado anterior e não volta mais para 24-25. Wagner estava tendo a melhor temporada da carreira, anotando 12,9 pontos de média e chutando 36% na bola de 3. 

Depois da final da copa…

A NBA só voltou na quinta-feira. E parece que a folga prolongada não fez bem o Golden State Warriors. Reforçado com Dennis Schröder, o time teve uma das piores performances já vistas, levando um 144 x 93. Steph não acertou nenhum arremesso de quadra, tendo conseguido dois pontos através de lances livres. Para Draymond Green foi ainda pior. Em 19 minutos em quadra, anotou nenhum ponto, não pegou nenhum rebote, não deu nenhuma assistência e teve um +/- de -42. 

Óbvio que a performance voltou a trazer os rumores de troca para perto da franquia de San Francisco, especialmente envolvendo o ala Jonathan Kuminga. Vários nomes foram ventilados, até LeBron James. Mas, até agora, nada.

Faça o que eu digo

Nosso querido Joe Mazzulla foi multado em 35 mil dólares pela NBA depois de “perseguir agressivamente” um árbitro depois da derrota que o Boston Celtics sofreu para o Chicago Bulls na quinta-feira (19). 

https://twitter.com/SpursReporter/status/1870579453799080326

Mazzulla, no dia seguinte, falou para os jogadores como é importante permanecer calmo e não ficar P da vida com algumas chamadas dos árbitros. Vamos ver se ele mesmo colocará em prática os próprios ensinamentos.

Mais multados

Numa parte quase recorrente desta coluna, tivemos mais multados nessa semana. Depois de uma briguinha safada entre Utah Jazz e Detroit Pistons, Jordan Clarkson, Ron Holland e Paul Reed foram multados em 35, 25 e 15 mil dólares respectivamente. 

O lance foi meio ridículo, mas o técnico dos Pistons, JB Bickerstaff ficou pistola (sem intenção de trocadilho) com a ejeção de Holland (Clarkson também foi expulso). Holland ficou na famosa posição de briguinha, como todo adolescente já fez na escola. Bickerstaff alegou que “Se um cara acertar o seu jogador primeiro, a falta técnica deve ser do jogador que acertou o seu cara.”

Enfim, vejam o lance e tirem as próprias conclusões.

https://twitter.com/ComplexSports/status/1869934298670776436

Quem também deu parte do salário de volta para a liga foi Nicolas Claxton, multado em 25 mil dólares depois de jogar a bola para a torcida durante uma partida. Achei particularmente tosca essa multa. Vejam abaixo:

https://twitter.com/LucasKaplan_/status/1869916138630492540

“Rui te salvou”

Foi o que a esposa de Anthony Davis disse para o marido depois que AD amarelou no fim da partida contra o Sacramento Kings no sábado. Faltando 12 segundos para o fim do tempo e vencendo por 101 a 99, AD só precisava acertar os lances livres para sacramentar (trocadilho não intencional de novo!) a vitória. Ele errou os dois, mas Rui Hachimura deu um tapa no rebote ofensivo, a bola voltou para AD, que passou para Reaves. 

Austin sofreu falta e acertou os dois lances livres, garantindo a vitória angelina. Davis, depois de começar 0-10 contra Sabonis na carreira, agora está numa sequência de 3 vitórias contra o pivô lituano.

Os rumores

Sempre eles. Nessa última semana, metade da liga foi ventilada em rumores de trocas. De Cam Johnson a Michael Porter Jr. De Zach LaVine a De’Aaron Fox. Por outro lado, rumores de troca de Jimmy Butler, por exemplo, diminuíram.

Por enquanto, somente muita cortina de fumaça e pouca ação. Vamos ver se Papai Noel trará algum presente de natal para as franquias.

Os jogadores da Semana

Nesta segunda-feira (23), a NBA anunciou os jogadores da semana. Os escolhidos foram Victor Wembanyama, do San Antonio Spurs e Cade Cunningham, do Detroit Pistons. Os Spurs venceram as duas partidas que tiveram, enfrentando Portland Trail Blazers e Atlanta Hawks. Já os Pistons, foram 2-1 na semana, vencendo Miami Heat e Phoenix Suns e perdendo para o Utah Jazz.


O 48 Minutos é um projeto independente de informação sobre Basquete. Conheça mais e considere nos apoiar se você gosta de nosso trabalho.

COMPARTILHAR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *