Num piscar de olhos, estamos completando uma semana de temporada regular. E, nesse momento, não existe nada melhor do que tirar conclusões precipitadas! Vamos às minhas primeiras impressões da temporada em tão tenra idade.
4 times imbatíveis
Até hoje, segunda, 28.10, 4 times ainda não perderam na temporada. Boston, Cleveland, Lakers e Oklahoma estão invictos com 3 vitórias.
O atual campeão se fez valer de uma estréia absurdamente dominante contra o postulante NY Knicks. O Cleveland desbancou a parte baixa do leste, vencendo Toronto, Detroit e Washington. O Lakers só jogou em casa e bateu Minnesota, Phoenix e Sacramento. Já o Oklahoma, passou por cima de Denver, Chicago e Atlanta.
4 surpresas precoces
O viciado em competir, Los Angeles Clippers
O time de Ty Lue não se cansa de vencer. Mesmo com a partida de Paul George e a ausência de Kawhi Leonard, a franquia (que estreou a nova casa nessa temporada) continua dando trabalho. Vendeu uma difícil estreia para o Phoenix, indo até a prorrogração e venceu as outras duas partidas, contra Denver e Golden State. Os destaques variam, mas James Harden e Ivica Zubac parece que resolveram carregar o time nas costas. O pivô bósnio tem simplesmente dobrado sua média de pontos, anotando 22,7 nesses 3 primeiros jogos, que combinam bem com a média de 14 rebotes por jogo (atributo onde lidera a liga).
Não te reconheço, Denver
O campeão de duas temporadas atrás parece qualquer coisa no momento, menos um time capaz de vencer a NBA. Foram duas derrotas para abrir a temporada. Ok, jogos difíceis contra Oklahoma e Clippers, mas é preocupante como o elenco hoje é raso. Dependendo de Russell Westbrook para comandar a segunda unidade, o Denver clama desesperadamente pelo desenvolvimento de Julian Strawther como pontuador vindo do banco. Mas, nesses dois primeiros jogos, o ala-armador não parece que está à vontade com a função ainda. O Denver estreia como o pior ataque da liga nesses dois jogos.
O novo Pacers?
O Atlanta Hawks tem uma campanha de 2–1, tendo tido a derrota nesse domingo contra o poderoso Oklahoma. O que acham a atenção no time é o ataque comandado por Trae Young e com peças muito boas ao redor. Contudo, Quin Snyder parece querer repetir a fórmula que levou o Indiana Pacers até as finais de conferência do ano passado. Enquanto ataque com gosto, o Atlanta cede, em média, 121 pontos por jogo.
O que queres, Milwaukee?
Não digo que é surpresa. Na verdade, para mim (e tantos outros), o começo dos Bucks é até esperado. Comandados por Doc Rivers, com ajuda de Darvim Ham, o time de Giannis tem se mostrado incapaz de ser competitivo como antes da chegada de Damian Lillard. A única vitória veio contra o capengar Philadelphia na abertura da temporada, depois sofreu contra Chicago e Brooklyn. As opções de movimentação são poucas, a solução vai ter que ser interna.
O primeiro meme
O Miami escolheu um belo domingo na sua bela cidade para fazer a estreia da estátua de sua grande lenda: Dwayne Wade. Com um currículo invejável, o armador se aposentou com 3 títulos na conta, 1 MVP de Finais e 13 participações de All-Star Game. Aquele tipo de carreira que garante que ele não precise pagar por um almoço na cidade.
Mas não foi por causa de sua grande capacidade que Wade virou assunto no domingo. Ao ter a sua estátua revelada, até o ex-jogador se espantou com a semelhança inexistente entre ele e a sua representação em cobre. No discurso para a plateia, ele mesmo perguntou quem era aquele cara ali. Tudo com bom humor e, provavelmente, lembrando o histórico de homenagens no formato de estátua – que não costuma dar muito certo.
Pra ficar de olho
Na semana vindoura, temos alguns pontos para acompanharmos. Separei alguns destaques para vocês.
Joel Embiid voltará?
A primeira semana de temporada não foi nada legal para o Philadelphia. Além de não contar com a nova estrela Paul George, o time também viu Joel Embiid ficar fora dos primeiros jogos. Para piorar a situação, Embiid e os Sixers estão sendo investigados pela NBA por essas lesões e os manejos das mesmas.
A pergunta que fica é: quando o pivô estará disponível para estar em quadra? Tido como um dos times com capacidade de desbancar o Boston no Leste, os Sixers não têm absolutamente nenhum tempo a perder. Embiid jogou apenas 39 partidas na temporada passada e, para quem quer o título, essa presença quase ausente é insustentável.
Alerta aceso em Indianápolis
O finalista do Leste na última temporada não começou nada bem. Foram 2 derrotas e apenas uma vitória, contra o fraco Detroit Pistons. O time não parece estar na melhor disposição possível, mas o pior de tudo é ver como a estrela da franquia está jogando. Tyrese Haliburton até deu sinal de vida na última partida contra o Philadelphia, mas os dois primeiros jogos foram tenebrosos, inclusive, com uma partida completamente zerada em pontuação contra os Knicks.
A vida de Indiana não parece fácil para esta próxima semana, quando o time viaja para encontrar o Orlando Magic, volta para receber o Boston Celtics em casa e viaja novamente para enfrentar o New Orleans na sexta-feira. Vamos ficar de olho!
Nenhum novato empolgou
Pelo menos, nos grandes nomes da classe, nenhum teve grande destaque. Risacher e Sarr foram erráticos, Reed Sheppard teve impacto quase 0 e Zach Edey não consegue ficar em quadra.
Os destaques, até agora, são Yves Misse, do New Orleans Pelicans, que mostrou uma capacidade de jogar na NBA muito boa, com ritmo, timing defensivo e velocidade em quadra, e Ryan Dunn, presença garantida na forte rotação do Phoenix Suns.
O 48 Minutos é um projeto independente de informação sobre Basquete. Conheça mais e considere nos apoiar se você gosta de nosso trabalho.
Deixe um comentário