Ela tarda, mas não falha! Vamos ver como foi a semana entre 02 e 08 de dezembro na NBA!
Os Copeiros!
Na semana passada, informamos aqui que Golden State, Houston e Atlanta já tinham garantido o lugar no mata-mata da Copa NBA. Durante a semana, Oklahoma City, Dallas, Milwaukee, Knicks e Orlando fecharam as vagas restantes.
Durante essa semana, teremos os confrontos que decidirão os times que irão para a parte final do torneio, que acontecerá em Las Vegas nos dias 14 e 17 de dezembro.
Veja a programação:
- Orlando @ Milwaukee, terça-feira 10/12 às 21h
- Dallas @ Oklahoma City, terça-feira 10/12 às 23h30
- Atlanta @ Knicks, quarta-feira 11/12 às 21h
- Golden State @ Houston, quarta-feira 11/12 às 23h30
Os não copeiros!
Já para os outros times que não curtem uma copa, a NBA atualizou os jogos que precisarão fazer para completar os 82 da temporada regular. Confira abaixo o que foi adicionado. Em breve, as atualizações estarão também na nossa Agenda 48.
O plano furou
No começo da temporada, numa frase megalomaníaca típica dos grandes astros, LeBron James disse que pretendia estar em quadra nas 82 partidas da temporada regular. Um objetivo grande, que na época foi apoiado por JJ Redick.
Contudo, depois de entrar numa série desgraçada de performances horríveis, que culminou num back-to-back tenebroso contra o Minnesota na segunda-feira (2), quando anotou 10 pontos em 16 arremessos e cometeu 6 turnovers, parece que o jogo mudou.
LeBron ainda jogou 29 minutos na surra que os Lakers levaram de Miami e 43 minutos num duelo com prorrogação contra o Atlanta. Não foi mal, mas, na volta para casa descansou e, no domingo (8) ficou fora do seu primeiro jogo na temporada.
Na segunda, Redick havia dito que não sabia se era a melhor coisa para o time e para ele buscar jogar essas 82 partidas: “Mas óbvio que a gente quer gerenciar isso da melhor forma possível”, completou.
Aproveitando o insucesso da Copa, o time só joga nos dias 13 e 15 nessa semana. Bom tempo para The King se recuperar.
Falando em entrar em quadra…
Joel Embiid venceu sua primeira partida da temporada! Parece que as coisas estão prestes a voltar aos trilhos lá pelo lado da Filadélfia. No domingo (8), Joel finalmente voltou às quadras. Fora desde o dia 20 de novembro, o pivô fez a diferença e conquistou a primeira vitória dele na temporada, contribuindo com 31 pontos e 12 rebotes em 33 minutos de ação. Os Sixers venceram 4 das últimas 5 partidas. Ou seja, teve muita música por lá nesses últimos dias.
Sobre MVP
Nikola Jokic poderia estar indo para seu 5º prêmio consecutivo de MVP, não tivesse tido sua sequência interrompida pelo pivô camaro-franco-estadunidense Joel Embiid. Contudo, isso pouco importa para a estrela sérvia, que está colocando número que jamais foram vistos desde que Wilt Chamberlain saiu da liga.
Foram 4 jogos nessa semana e as médias foram de 42,3 pontos, 15 rebotes e 8 assistências, incluindo um jogo de 56 pontos contra o Washington Wizards que…
… pouco adiantou
Porque os Wizards saíram vitoriosos! Depois de perderem 16 partidas na sequência, o time da capital federal acabou se achando justamente contra o Denver Nuggets, apesar da partida gigantesca de Nikola Jokic. Jordan Poole deixou 39 pontos na cabeça do Denver e Jonas Valanciunas anotou 20 para fazer par com 12 rebotes. Contudo, o time voltou ao normal rapidamente, perdendo para os Grizzlies no domingo (8).
Um adeus oficial
Na terça-feira (3), tivemos a notícia da aposentadoria oficial de Paul Millsap. O ala não jogava desde a temporada 2021-22, mas oficializou sua saída de quadra somente agora, aos 39 anos.
Millsap foi uma frequente presença em All-Star Games durante seu período em Atlanta, sua segunda franquia. Depois de ser draftado pelo Utah Jazz em 2006, ele jogou 4 temporadas pelos Hawks, quando foi convocado para o jogo das estrelas em todos.
Ao se mudar para Denver, Millsap viu muitas lesões e acabou tendo um declínio no tempo de quadra. Sem muito destaque, Millsap ainda tentou jogar por Brooklyn e Philadelphia, mas não se estabeleceu novamente.
O ala se aposenta com médias de 13,4 pontos e 7,1 rebotes na carreira.
21 foi pouco
Na semana passada, falamos sobre a performance do quase-esquecido Elfrid Payton, que anotou 21 assistências depois de passar anos fora da liga. Contudo, o número absurdo de passes não resultou em nada mais que um marco já esquecido no livro infinito de performances curiosas. Na terça-feira, o armador foi dispensado pelo New Orleans Pelicans, que agora conta novamente com Dejounte Murray e CJ McCollum disponíveis para rotacionar no backcourt.
Técnicos do Mês
Finalmente a NBA liberou os primeiros técnicos premiados com a honra de Técnico do Mês. Como a temporada começou em outubro, acaba sendo um prêmio duplo. Os primeiros agraciados foram Kenny Atkinson, como não podia deixar de ser depois do começo avassalador do Cleveland Cavaliers, e Ime Udoka, que aparentemente não pôde atender o telefone quando foram informá-lo.
🗣️ ESPAÇO NOVO: O CORREIO DO LEITOR 🗣️
Pela primeira vez na história dessa coluna, recebi um retorno com relação ao que foi dito. Meu grande amigo Ricardo Bossi, torcedor do Detroit Pistons, me procurou com relação ao que trouxe na semana passada sobre JB Bickerstaff estar revoltado com os back-to-back, especialmente pós noite de Copa.
O nosso Bossi pontuou como é esquisito ter vários jogos dessa forma (marcou abaixo) e, depois, ter uma bela quantidade de jogos mais espaçados, jogando quase sempre no mesmo dia da semana.
Um produto muito novo ainda, é verdade, mas a NBA realmente não parece ter se preocupado muito em achar o melhor formato para que esses jogos da Copa não influenciassem tanto as tabelas da temporada regular.
Falando em regular, espero que mais gente me procure, no X/Twitter ou por email, sobre pontos trazidos aqui!
O 48 Minutos é um projeto independente de informação sobre Basquete. Conheça mais e considere nos apoiar se você gosta de nosso trabalho.
Deixe um comentário